31 de março de 2010

Americana-SP: Seja voluntário do Medicina do Riso

O grupo Medicina do Riso encerra amanhã o processo de seleção para novos voluntários. O trabalho deles é admirável e não é só porque seu fundador é vegetariano que ele está sendo publicado aqui.
Conheça, inspire-se e participe! www.medicinadoriso.com.br





Fonte: Vista-se

23 de março de 2010

ITAPIRA (SP) - Palestra nutrição Vegetariana

22 de março de 2010

Precisa de voluntários para estudo científico com vegetarianos

O Dr. Eric Slywitch esta finalizando um estudo científico no Instituto do Coração sobre dieta vegetariana e colesterol.
Segundo o médico nutrologo o estudo já apresenta excelentes resultados.
Entretanto, para finalizar o estudo, precisa-se de mais voluntários.
Caso queira contribuir com a pesquisa, peço a gentileza de entrar em contato com a Julina, no email: julianavin@hotmail.com
 

Piracicaba, Curso - Nutrição Esportiva Funcional

17 de março de 2010

Clinica Endo

Esta é a clinica que atendo, agora com novas atualizações.
www.endopiracicaba.com

10 de março de 2010

A moda Ração Humana

Ultimamente a mídia e os comércios de alimento saudável e natural não falam de outra coisa que não a sobre a famosa Ração Humana, que é uma mistura de diferentes alimentos (Receita-Globo repórter).

Com o ritmo de vida acelerado as pessoas buscam cada dia mais soluções praticas e rápidas para ter qualidade de vida e boa forma física, e aproveitando este gancho a mídia e a indústria aproveitam para lançar “soluções mágicas”, que geralmente são ofertadas na forma de capsula, pó, shake, alimentos desconhecidos, etc.

Alimentação no Calor


O verão chegou e com ele o calor e a busca pela boa forma física. Durante esta época, as bancas de jornal são tomadas de revistas que exibem modelos com corpos esculturais e receitas mágicas e milagrosas de emagrecimento. Em uma tentativa de dormir e acordar no dia seguinte com o corpo desejável, muitas pessoas recorrem às mais variadas dietas, iludidas com o resultado estético anunciado em um curto espaço de tempo.

9 de março de 2010

36° Curso de Contagem de Carboidratos

Objetivo: Treinar os profissionais da saúde, que trabalham no atendimento as pessoas com Diabetes Mellitus, tornando a prática da Contagem de Carboidratos efetiva, como mais uma estratégia nutricional para o melhor controle glicêmico. 
Publico alvo: Profissionais da área da saúde que trabalham com Diabetes Mellitus e estudantes cursando o último ano da graduação.

Data e horário: dia 15/05/2010, sábado - das 09:00 ás 16:10h




8 de março de 2010

Feliz dia das Mulheres - Parabéns!

6 de março de 2010

Tofu a lá minuta !

Esta é uma sugestão de refeição rápida para ser feita nos dias de semana. 
Arroz (branco ou preferencialmente integral)
Feijão (branco, preto, azuki, lentilha, etc)
Salada de Rúcula, com azeite e limão
Tofu grelhado!

4 de março de 2010

Como incluir alimentos funcionais na dieta Vegetariana

Profa.  Dra. Marta Cecília  S. A.  Rochelle CRN 3: 0483
Dr. Eduardo Fraccarolli Buriola CRN 3: 27322

Incluir alimentos ricos em antioxidantes no dia a dia não é uma tarefa difícil. Ela contém frutas e seus sucos, verduras, cereais integrais (ex. arroz, aveia, trigo, cevada), feijões (ex. feijão, soja lentilha, grão de bico, ervilha)  castanhas, sementes e muitas cores. Veja algumas dicas de como combater os radicais livres e ter ainda mais saúde e qualidade de vida!
A Linhaça é rica em fibras e ômega 3, que auxiliam na redução do colesterol  e triglicérides, aumentam o funcionamento intestinal, reduz as inflamações e protegem o coração. Consuma diariamente uma colher de sopa na vitamina, salada ou sobre a fruta.
O resveratrol presente no suco de uva vermelha é um potente antioxidante e protetor do coração, inclua um copo de (200ml) ao dia. Use um suco de boa qualidade sem açúcar. 

Nutricionista vegano na Rádio em Piracicaba

Amanha 05 de março as 8h00 eu vou estar ao vivo no programa Bom dia Cidade (Educativa FM -105,9 – Piracicaba) falando sobre vegetarianismo e explicando sobre o Suporte Vegetariano.

Caso a equipe disponibilize o áudio eu coloco o link aqui para todos.

3 de março de 2010

Nutrição para Diabeticos - Sugestão de Leitura

nEste livro foi feito por uma querida professora da graduação, ele não é sobre vegetarianismo, e sim sobre educação nutricional no DM 2.
A ESCUTA NO TRATAR DO INDIVÍDUO COM DIABETES:SABERES, SABORES E SENTIMENTOS

Este é um livro destinado a aproximar o nutricionista, o médico e outros profissionais de saúde das pessoas com diabetes, para ajudá-las a reconstruir sua relação com o alimento e com o próprio corpo.
Nele, os saberes e sentimentos sobre a doença, expressos por quem a vive e com o auxílio da escuta psicanalítica, são apresentados antes dos saberes dos especialistas. Aos conhecimentos atualizados em diabetes e educação nutricional, acrescem-se os sabores da alimentação saudável, em 115 receitas testadas e calculadas, complementadas com tabelas de apoio ao planejamento alimentar e à contagem de carboidratos,instrumentos práticos e eficazes na busca de um melhor controle metabólico, prazer e bem-estar para a pessoa com diabetes.
Como bem destaca a pesquisadora Maria Cristina Faber Boog no prefácio, há muito a autora deste livro compreendeu que “saberes cindidos, desarticulados das situações de vida em que são gerados e nas quais devem ser cuidados, pouco concorrem para a eficácia dos tratamentos”. Assim, a nutricionista e psicanalista Denise Giacomo da Motta parte da postura de que escutar e tratar o indivíduo com diabetes exige uma visão global sobre ele. Postura essa essencial para a eficácia dos processos educativos, nos quais se deve privilegiar a história, os sentimentos, crenças, valores, comportamentos e condições de vida dessa pessoa.


LINK

1 de março de 2010

Perguntas e Respostas - B12 nos leite e ovos, quanto é necessário?


"Dr. Eduardo, boa tarde!
Sou vegetariana e gostaria de saber qual a quantidade necessária de ovos/leite para garantir a B12.
Obrigada
"
Prezada Alessandra,
Um adulto saudável (homem ou mulher) precisa ingerir diariamente 2,4mcg de B12.
A quantidade de B12 presente nos alimentos pode ser vista na tabela, lembro que a tabela esta demonstrando a quantidade de B12 presente em cada 100g de alimento. 

Como podemos ver a quantidade necessária diária é pequena, mas deve-se atingir a recomendação diariamente.
Em muitos casos a suplementação feita de forma profilática é a forma mais segura é fácil de garantir a ingestão de B12 .