12 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas: ”Qual é a da soja ?”



Ola dr. Eduardo, faz poucos meses que estou me tornando vegetariana, tenho pesquisado bastante, mas existem informacoes e informacoes, ja li que a soja e maravilhosa, ja li que nao e tudo isso e ja li que nao e a melhor escolha pra substituir as proteinas animais. Afinal de contas, qual e a da soja? Minha alimentacao e basicamente composta de feijao, arroz, salada e/ou legume e PVT; tomo leite de soja e suco de frutas, como pao integral, as vezes consumo derivados do leite e ovos (mas quero elimina-los um dia, quando tiver mais opcoes).
Desde ja agradeco.


Prezada,
Tudo bom? 

Realmente a soja recebe muitas informações contraditorias o que confunde o leitor. Vamos colocar alguns pontos: 

A Soja é rica em proteinas, isoflavonas, mineais e vitaminas além de ser considerada  um alimento Funcional (quando além de atuar em funções nutricionais básicas, desencadeia efeitos benéficos à saúde).

Mas alguns devem estar com a pergunta: “mas é o ácido fitico, a sojina (inibidores de proteases)”. Essas  substancias   são diminuidas pela maceração (tecnica de deixar a leguminosa de molho) e pelo aquecimento. Lembrando que elas são exclusividades da soja e estão presentes em outros feijões também. 

Porém muitos  acabam focando a alimentação vegetariana na soja: “leite de soja”, “carne de soja”, tofupiry, salsicha de soja, etc, etc etc.  Não sou contra o consumo da soja e dos produtos derivados, entretanto devemos sempre ter uma alimentação diversificada (leia mais em O que substitui o que), variada e colorida. E quando priorizamos o consumo de um unico alimento, no caso a soja, deixamos automaticamente de consumir uma gama de outros alimentos em quantidades adequadas. 

Resumindo: Tenha uma dieta com uma variedade grande de alimentos,  lembre que existe uma gama muito grande de feijões (branco, azuki, fava, lentilha, grão de bico, ervilha, etc). Não precisa utilizar apenas a soja, mas pode fazer o uso dela  em sua alimentação (caso não tenha nenhuma alergia ou contraindicação), afinal ela é rica em vitaminas, minerais e é um alimento funcional.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estranho não ser comentado que a PTS é uma proteína desnaturada, pois é derivada da extração química da soja para fazer o óleo. Considero a PTS como a "borra" da soja. Uso vez ou outra, quando meu paladar afetivo sente falta, por exemplo, de um estrogonofe. Abçs!

Anônimo disse...

Olá!
Recentemente recebi um email sobre a soja que me deixou preocupada e gostaria de saber sua opinião sobre as informações apresentadas.
Vou transcrever parte do texto:

"A proteína que existe na soja não compensa sua grande desvantagem, pois é um alimento extremamente ácido para o sangue, provocando vários inconvenientes como tendência a doenças das articulações como o reumatismo, artrite, artrose, etc. e ainda pode estimular as alergias. Como se não bastasse, rouba o cálcio do corpo.

A grande produção da soja, principalmente no Brasil, tem a função de fornecer o óleo, seu produto mais rentável, só que, quando extraído exala um cheiro insuportável, sendo necessário acrescentar soda cáustica na soja para amenizar o odor. Quem teve oportunidade de passar perto de uma fábrica sabe que mesmo com estas precauções o cheiro continua desagradável e por aí fica perceptível que o óleo de soja também não é um bom ingrediente para se alimentar.

Depois do óleo extraído, fica o bagaço, carregado da soda cáustica, que no início ia para o lixo, mas tiveram a idéia de fazer a carne e deu certo, porque devido ao marketing feito na época com a soja, as pessoas acham que a carne de soja tem proteína e que é natural. Não é verdade, é um bagaço sem substâncias convenientes para uma boa alimentação e contaminada.

Obrigada
Susana

A.K. disse...

Gostaria de ver uma resposta para o comentário da Susana.

Anônimo disse...

Por favor, eu também...

Anônimo disse...

gostaria de saber se realmente a carne de soja e contaminada por soda caustica

Postar um comentário